Loja Casa K

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Fórum discute política municipal de Promoção da Igualdade Racial de Chapadinha

SHARE
A Prefeitura de Chapadinha, por meio da secretaria de Políticas e Igualdade Racial, realizou na última  sexta-feira (25) o I Fórum Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Chapadinha e Direitos Humanos no Auditório da prefeitura.
O evento contou com a presença do diretor do departamento municipal de Promoção da Igualdade Racial, Manoel de Almeida e Silva; da secretária de Igualdade Racial, Chiquinha Pessoa; do Conciliador formado pelo CNJ e Bacharel em Direito pela FMSJC Alexandre Almada; da Conciliadora formada pelo CNJ e Bacharel em Direito pela FMSJC Carla Nalu Moraes; do Bacharel em Direito, Antonino da Costa Vasconcelos; da Advogada da secretaria municipal de Igualdade Racial, Maria Theresa Pessoa; do Diretor da Comunidade Quilombola Barro Vermelho, José Orlando da Conceição; do secretário de Administração, Ilmar Mota, representando a prefeita Ducilene Belezinha,  estudantes do ensino médio e graduandos e técnicos  nas áreas de assistência social, saúde, servidores públicos e outras representações.
 O evento teve como objetivo ampliar os espaços de discussões na luta contra o racismo e na efetivação das políticas públicas, bem como a melhoria das condições de ofertas desses serviços ás populações discriminadas sócio e economicamente por motivos de raça, cor ou credo.
 Com a aprovação do projeto de Lei nº 1.174/2013, que garante a política promoção da Igualdade Racial no município, o fórum constitui um dos mecanismo de efetivação das políticas públicas respeitando os direitos ás camadas discriminadas. Durante todo o dia vários temas foram discutidos em grupos e palestras.
Segundo o diretor do departamento municipal de Promoção da Igualdade Racial, Manoel de Almeida Silva, “Chapadinha em nível nacional é um dos municípios que está em grande avanço na luta pela promoção da igualdade racial, pois através da criação do conselho estaremos aptos  a aderi ao  Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial –SINAPIR, sistema esse que garante a inclusão a participação do município em todas as políticas púbicas que o governo federal venha a desenvolver”, frisou o diretor Manoel de Almeida Silva.
Com a criação do conselho são beneficiados os povos tradicionais, comunidades quilombolas, ribeirinhos, ciganos, com isso as políticas públicas irão fluir mais livre dentro do nosso município e garantindo assim a eficácia dos direitos dessas camadas discriminadas e a promoção da igualdade racial
Como representante da prefeita Ducilene Belezinha, o secretário Ilmar Mota, deu pose aos conselheiros da primeira diretoria do Conselho municipal de promoção e igualdade racial. “A criação desse conselho é muito importante para toda a sociedade, em especial aos que são atingidos pelos atos de discriminação”, ressaltou Ilmar Mota.

Lista de conselheiros por instituição:

 SEMED
Rosimá Mªde Almeida Lima- Titular
Raciele Aguiar Carvalho – Suplente
SEMAS
Pedro Cunha Santana – Titular
Jarlene Lopes Nogueira – Suplente
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO
Natanael Sales Romão – Titular
Maria Célia Lima Almeida- Suplente
SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA
Abdias de Jesus Lima- Titular
Joana Sousa Santana- Suplente
SECRETARIA DE AGRICULTURA
Marcio Ricely Saraiva da Silva – Titular
João Wanderley- Suplente
SECRETARIA DE SAÚDE
Synamara Reinaldo – Titular
Lucilene Almeida – Suplente
SECRETARIA DE FINANÇAS
Cristiane Alexandre Pires
COMUNIDADE QUILOMBOLA
Sebastião  Silva Pereira –Titular
José Orlando da Conceição da Silva- Suplente
Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais
Francisca Vanda da Silva – Titular
Antonio Santos de Oliveira – Suplente
CIGANOS
Valdemilton Rocha de França – Titular
Eduardo da Rocha – Suplente
POVOS TRADICIONAIS
Leandro da Silva e Silva
ASCOM/PMC
SHARE

Author: verified_user

0 comentários:

Outros Blogs

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog