Bella Boutique

sexta-feira, 6 de junho de 2014

5ª Semana Municipal do Meio Ambiente: Palestra sobre identificação molecular de organismos aquático contou a participação dos alunos do 8º ano da Escola Manoel José de Santana

SHARE
Encerrando a programação de ciclo de palestras da 5ª Semana Municipal do Meio Ambiente os alunos do 8º ano da Escola Manoel José de Santana tiveram uma aula sobre identificação molecular de organismos aquáticos. A explanação foi conduzida pelo Profo. Dr. Luís Fernando Costa. O desafio foi mostrar aos estudantes que os conhecimentos científicos da universidade podem ser perfeitamente compreendidos desde cedo. Entender que os rios da região de Chapadinha possuem uma grande diversidade de peixes e que cada um tem sua característica própria despertou o interesse dos alunos do ensino médio. 
“O desafio foi muito bom, porque a gente não tem muito contato com os estudantes das escolas. Estamos sempre na faculdade e quando nos deparamos com esse público jovem é muito interessante a gente poder abordar, de uma forma mais simples, fazendo com que eles possam apreciar e compreender a importância desse tipo de estudo. O assunto trabalhado aqui é importantíssimo, porque se não se conhece o que se tem, não se consegue preservar direito. Se nós estimularmos os nossos adolescentes sobre o valor de nossa biodiversidade, com certeza, teremos adultos mais conscientes quanto ao ambiente em que vive, e daí, quem sabe, teremos futuros biólogos”, disse o Profo Dr. da UFMA, Luís Fernando Costa.
O assunto que parece ser complicado foi explicado de maneira didática despertando o interesse do jovem Tales que aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas quanto a identificação de peixes da região. Agora ele garante que vai pôr em prática o que aprendeu.

“ Quando eu for pro interior, com meu padrasto, vou saber os nomes dos peixes pra diferenciar eles e não errar mais os tipos de peixes que vamos comer”, disse o estudante do 8º ano, Thales Henrique da Silva Araújo.

Despertar a curiosidade em buscar informações sobre assuntos relevantes para toda a comunidade e também discutir soluções para os problemas atuais. Essa foi a proposta da semana municipal de meio ambiente, que teve como tema água: desafios, ações e avanços trabalhou mais uma vez a importância da preservação dos rios para a sobrevivência dos animais aquáticos e consequentemente para qualidade de vida de toda a população. A estudante Karla também aproveitou o momento para tirar dúvidas e concluiu que o evento alcançou o objetivo proposto.
“ Eu gostei muito. Foi uma maneira de ensinar bem legal. Perguntei se dois peixes muito parecidos podem ser de famílias diferentes. Entendi bem a explicação”, declarou a estudante Karla Bianca Gomes da Costa. 
Após a palestra os servidores da secretaria municipal de educação distribuíram 200 mudas da planta palmeira imperial aos alunos para celebrar o dia mundial do meio ambiente, comemorado em 5 de junho. A Iniciativa busca despertar desde cedo a consciência de que trabalhar por uma cidade melhor é papel de todos. E cuidar de uma árvore é cuidar do futuro do planeta.
ASCOM/PMC
Fotos: Kim Pereira
SHARE

Author: verified_user

0 comentários:

Outros Blogs

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog