quinta-feira, 12 de junho de 2014

Terras mecanizadas! Prefeitura de Chapadinha, através da secretaria de agricultura, tem realizado ações inéditas nos campos do município

SHARE

A atenção dada pelo governo de Ducilene Belezinha ao pequeno produtor do município vem mudando a realidade de várias comunidades. Onde o agricultor tinha que pagar pelo serviço de mecanização da terra, a prefeitura arcou com todas as despesas de maquinário e combustível, deixando as áreas prontas para cultivo.
Assim foi no projeto de assentamento do Canto Ferreira. Mais de trinta famílias foram beneficiadas e hoje já colhem os frutos dessa parceria.
O milho já foi todo retirado e agora está no tempo do arroz. Garantia de boa alimentação e renda para os produtores. Seu Ananias conta que mesmo com a praga, que atingiu no início da colheita, foi possível uma safra de grande quantidade na região. Só ele garantiu cerca de 12 pandeiros de arroz.
“Nós tivemos muita atenção e estamos felizes porque de qualquer maneira tivemos o nosso arroz de planta e é pra frente que vamos. Eu acredito no apoio da prefeitura e isso nós vamos ter”, disse o lavrador, Ananias Rodrigues Nunes.
A falta de chuvas foi apontada como um dos fatores que contribuiu com a proliferação de pragas na região do Canto Ferreira. Problema que também atingiu várias regiões do município de Chapadinha. Mas graças ao apoio que a comunidade recebeu do governo de Ducilene Belezinha o local já está pronto para o cultivo do feijão e seu Raimundo Batista já espera as sementes para começar o plantio.
"Falar a gente ouvia falar, mas ação ninguém via. Agora tô vendo essa mudança. Tá aí as terras no ponto de fazer o plantio do feijão, bem molhada. A gente tá só esperando as sementes pra fazer esse plantio”, disse o lavrador, Raimundo Batista Póvoa.
Conferir de perto as dificuldades do pequeno produtor e apresentar soluções para resolver o problema tem sido a tarefa da secretaria de agricultura. Uma determinação da prefeita Ducilene Belezinha que está sendo cumprida pelo secretário adjunto de agricultura, Antônio José e pelo engenheiro agrônomo, Lindomar Siqueira.
“ Nós estivemos aqui no início do ano quando a terra foi aradada. A ideia é essa: plantar e colher. A terra foi arada sem nenhum custo para o agricultor. A prefeita Belezinha disponibilizou as máquinas e teve também, acompanhamento técnico. A gente tá vindo aqui constatar o que realmente faltou e o que deu certo. Hoje estamos trazendo a notícia pra eles de que temos sementes de feijão que vai ser disponibilizada através de uma parceria entre Governo do Estado e prefeitura de Chapadinha. A importância desse feijão para essas terras aqui é que além do alimento tem a reposição dos nutrientes do nitrogênio que é um fator importante para uma terra dessa que já tá com oito anos que vem sendo trabalhada sem ter sido feito nenhum serviço de reposição de nutrientes”, explicou o secretário adjunto de agricultura, Antônio José.
ASCOM/PMC
SHARE

Author: verified_user

0 comentários:

Outros Blogs

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog