Bella Boutique

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Saúde: Prefeitura de Chapadinha, através da secretaria de saúde, comemora dia mundial da saúde com atividades nos CRAS da cidade

SHARE
Blog do Kim Pereira - quarta-feira, 08 abril de 2015
Por SECOM/PMC  /  Fotos: kim Pereira 
A informação é a melhor maneira de evitar doenças, principalmente as que dizem respeito à saúde alimentar. Pensando nisso, a prefeitura de Chapadinha, através da secretaria de saúde, por meio do NASF ( Núcleo de Apoio à Saúde Familiar ), celebra o dia mundial da saúde, comemorado no dia 07 de abril, com uma programação diferenciada. No CRAS da Vila Isamara, os usuários participaram de uma oficina prática sobre a importância da higienização de alimentos.
“ Hoje nós estamos ensinando como higienizar, adequadamente, os alimentos para não ocorrer nenhum dano à saúde. Os cuidados com frutas e verduras, por exemplo, são importantes para evitar as doenças transmitidas por alimentos”, informou a nutricionista do Programa ANDI, Jéssica Brito.
O manuseio e cuidado no acondicionamento de frutos e a maneira correta de limpá-los foi a lição do dia, que contou coma participação de alunas voluntárias. O objetivo é preparar os alimentos de forma que não ofereçam perigo à saúde. E alguns cuidados básicos são essenciais no combate a microrganismos, que podem causar as doenças transmitidas por alimentos, como o uso do hipoclorito de sódio ou água sanitária para a limpeza de frutas e verduras.
“ O uso de hipoclorito de sódio ou de água sanitária na água e na dosagem certa ajudam na higienização dos alimentos e não causam nenhum problema à saúde, muito pelo contrário, eles eliminam os microrganismos que podem causar complicações”, acrescentou a nutricionista.
Os principais sintomas de doenças causadas por manuseio incorreto de alimentos são: diarreia, náusea, vômito, dor de cabeça, dor abdominal, febre, formação de gases, fadiga e perda de apetite.
Os trabalhos da equipe do NASF continuam nos demais CRAS da cidade com realização de palestras educativas, atividades físicas e distribuição de material informativo.
As atividades têm por finalidade conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e como atitudes simples podem evitar complicações futuras.
SHARE

Author: verified_user

0 comentários:

Outros Blogs

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog